CANGAÇO, A MORTE DE ANTÔNIO ROSA - POR IVANILDO ALVES SILVEIRA

ANTONIO ROSA, AINDA GAROTO, FOI DEIXADO NA CASA DOS PAIS DE LAMPIÃO, POR RETIRANTES QUE VINHAM DE ALAGOAS

COM DESTINO Á JUAZEIRO DO NORTE......O MENINO FOI CRIADO PELOS PAIS, DO FUTURO LAMPIÃO...


APÓS O CONFLITO DOS FERREIRAS COM ZÉ SATURNINO E OS NOGUEIRAS, ANTONIO ROSA TOMOU AS MESMA DORES E REAGIA
JUNTO COM VIRGULINO, LIVINO E ANTONIO........POSTERIORMENTE, ACOMPANHOU-OS NO CANGAÇO..NO PRINCÍPIO DE 1924, ANTONIO ROSA CHEGA AO POVOADO DE SÃO JOÃO DO BARRO VERMELHO E CONVERSANDO COM UM CIDADÃO CHAMADO " CONSTANTINO ", ESSE MOSTROU AO CANGACEIRO UMA BELÍSSIMA ARMA, E FEZ NAQUELE O DESEJO DE POSSUÍ-LA......POR NÃO QUERER SE DESFAZER DA ARMA, ISSO FOI O SUFICIENTE PARA QUE, MAIS TARDE, ANTONIO ROSA MATASSE O POBRE HOMEM..ESSE ASSASSINATO  ABALOU TODAS AS PESSOAS DO LOCAL SÃO JOÃO DO BARRO VERMELHO...POR CONSEGUINTE, ANTONIO ROSA
SE DIRIGIU PARA O ESTADO DA PARAÍBA, ONDE SE JUNTOU A LIVINO FERREIRA E LAMPIÃO....

SURGIRAM OS BOATOS, QUE A POPULAÇÃO DE S. JOÃO DO BARRO, ESTAVA ARMADA PARA  MATAR O REI DO CANGAÇO, QUANDO O MESMO VIESSE VISITAR AQUELE LOCAL, PORQUE ELE TINHA MUITOS AMIGOS NO VILAREJO, INCLUSIVE SUA COMADRE  DONA ESPECIOSA. ( VIDE FOTO, LOGO ABAIXO).
--
Ivanildo Silveira - 13 de nov
LAMPIÃO FOI INFORMADO POR GENTE DA LOCALIDADE, QUE A FAMILIA DO MORTO ESTAVA QUERENDO SE VINGAR DE " ANTONIO ROSA ".
 UMA PESSOA QUE ATENDIA PELO NOME  DE AFONSO GOMES, PROCUROU UM PRIMO DE LAMPIÃO, NA VILA DE SÃO FRANCISCO, O BASTO PAULO BARBOSA  E OS DOIS RUMARAM AO SERTÃO PARAIBANO, PARA SE ENCONTRAR COM O CHEFE DOS CANGACEIROS, TENDO OUVIDO DESSE, O SEGUINTE:" QUE NEGÓCIO É ESSE ? VOCÊS TÃO SE ARMANDO PARA ME MATAR E VEM AQUI, ONDE ESTOU ? "AFONSO, RETRUCOU, DIZENDO:"QUEM ESTÁ SE ARMANDO É FAMÍLIA DE CONSTANTINO PARA MATAR ANTONIO ROSA, EM VINGANÇA !!"AO OUVIR  O DIÁLOGO, LIVINO  SE AFASTOU, E CONVERSOU COM OS DOIS, TENDO DITO:" DIGA A FAMÍLIA DO FINADO QUE POR DEZ MIL RÉIS NUNCA MAIS ANTONIO ROSA BOTA OS PÉS POR LÁ "ALGUNS DIAS DEPOIS, O GRUPO CANGACEIRO CHEGA A PERNAMBUCO, E VÃO DIRETO PARA A REGIÃO DA SERRA VERMELHA, NA FAZENDA SITUAÇÃO, PERTENCENTE A FRANCISCO BAIÃO. A NOITE VINHA CAINDO, E, ANTONIO ROSA FOI PROCURAR SE DEITAR NA VARANDA DA CASA. QUANDO ESTAVA ARMANDO A REDE COLOCANDO O PUNHO NO ARMADOR, LIVINO FERREIRA E UM CABRA CHAMADO ENÉAS, PELA JANELA QUE DAVA ACESSO A VARANDA, DETONARAM SUAS ARMAS NAS COSTAS DO VELHO PARCEIRO, QUE CAIU SEM SOLTAR UM GEMIDO.NA MANHÃ SEGUINTE, A VIZINHANÇA FEZ SEU SEPULTAMENTO A UMAS VINTE BRAÇAS DE DISTÂNCIA DA CASA.
ANTONIO ROSA VENTURA MORREU NO DIA 08 DE JULHO DE 1924.
---

OBS: Texto Extraído do livro " Lampião, nem herói nem bandido - a história ", pgs 72/74, do pesquisador ANILDOMÁ WILLIANS DE SOUSA..


IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!