FAMÍLIA BASTOS, HISTÓRICO E ORIGEM DESTA ENORME FAMÍLIA

Pesquisando sobre a família Bastos, descobri que é uma família de origem portuguesa de uma localidade por nome de Bastos e seus moradores eram os Bastos.

Outra descoberta interessante é que existem Bastos em quase todos os estados do Brasil, conforme pesquisa em redes sociais.Foram escolhidos alguns comentários em redes sociais só para que os leitores tenham uma idéia por onde andam espalhados os membros desta imensa família:
Família Bastos-
Araraquara-Guaranésia- São Paulo- Osvaldo Ferreira Bastos.
ola sou de porto alegre sou filha de Nilson Ferreira Bastos Bonfim de Feira-Geraldino Ferreira Bastos
Minha família é Oliveira Bastos,
enfim...somos da Bahia
MINHA MÃE É BASTOS.OS AVÓS DELA ERAM PORTUGUESES.
ELES TINHAM SITIOS E FAZENDAS NO INTERIOR DO CEARÁ,
Q EU SAIBA UM DELES É ITAPAJÉ, ONDE AINDA SE ENCONTRA MUITOS BASTOS.PINTO BASTOS.
Miriam Bastos - Sou de Brasília, mas o Bastos vem do meu pai e a família é toda do RJ.

Bahia: espalhou-se por SP e RJ
Moro em SP e a origem da minha família materna é baiana.
Tenho uma prima (da minha mãe, na verdade) chamada Alcina em Salvador... mas a família mesmo começou em Alagoinhas (que eu saiba).

Tenho uns no RJ também, inclusive o tio Tomás (Bastos)
Levy Matheus *Bastos* - A MINHA TODA E DO SUL DO PIAUI
ola!! Meu pai se chamava. IDEAL DE SOUZA BASTOS,ele veio do interior de Minas, (Carangola-Mg), e seus pais de PORTUGAL.Li uma vez q a familia BASTOS,veio da junção das famílias,BARROS E MATOS.
eita sei que não é fácil responder essa pergunta, mas pela história que minha mãe contava, essa família a qual é numerosa, pode ter vindo vários parentes de Portugal e se espalharam pelo Brasil todo. os meus antepassados por exemplo, são de Itapajé-Ce e creio que todos são de uma só raiz. Vale ressaltar que é uma família maravilhosa de bons costumes. Amo essa família, pena que quando casei, perdi o sobre nome Bastos, mas no coração continuo como : Vera Lucia Bastos Guimarães. Se tem mais alguém aí de uruburetama, Itapajé- Umirim
os meus Bastos são aki do sul!...Santa Cruz do Sul- RS"salve os Bastos"...como diz o meu avô!!!
rio grande do sul
meu avô,Ulisses Bastos e minha mãe, Zaida Bastos são do rio grande e o vô é de Uruguaiana, mais eu sou de BSB.
Elinalva Bastos -
Deve vir de Portugal
Meu avô era de Alagoinhas-Bahia. Mas pelo que sei lá existem duas famílias Bastos que não são parentes. Como historiadora, descobri que meu avô nasceu em 1853 e casou-se com minha avó em 2ª núpcias aos 70 anos de idade, em 1922. O nome dele era Antonio da Silva Bastos, teve filhos do 1º casamento e 04 filhos do segundo, que são meu pai: Elísio Andrade Bastos(falecido) e meus tios José da Silva Bastos, Raymundo de Andrade Bastos e Eunice Bastos de Oliveira. Nenhum mora em Alagoinhas, pois nasceram em Varzedo (BA) e hoje moram em Belo Horizonte-MG; Vitória da Conquista-BA e Ipiaú(BA). Aqui em Ipiaú existe outra família Bastos, que não são meus parentes. Em Alagoinhas tenhos parentes inclusive na família Barroso Bastos.
 Macy - 29/07/2005
Pelo que eu sei, tudo começou em Portugal, numa vila chamada Celourico de Bastos, Também em Viana do Castelo e dai p´ro mundo.
A minha é de Belém
Shenia Bastos -
Minha família tem origem em Caconde- SP. Porém na verdade meu avô chamava-se Argemiro Justino de Bastos. O "de" foi perdido ao registrar meu pai e portanto eu e minha irmão somos apenas Bastos.
Pedro Bastos -
a minha família veio de Morrinhos e Goiás Velho...
Déa Bastos ! -
Meu nome é Andrea Bastos dos Santos, bem meu avô (pai de minha mãe)que é Bastos chama-se Blaudeci Barbosa Bastos de Bonito/PE pertinho de Recife/PE
Minha avó era de Varginha-Mg
Minha falecida avó, era filha de "Joaquim Bastos" e "Maria Casimira". Nascida em Varginha-me. Ela nasceu em 20/01/1920. Meu bisavô (JOAQUIM BASTOS) era português, branco de olhos azuis.
RITA -
sou descendente de Bastos
O pai de meu bisavô veio de Portugal e foi morar em São Luis/MA teve 4 filhos um deles foi meu bisavô Francisco Ramos Bastos casou com Amélia Tinoco Bastos, sua irmã Amélia Ramos Bastos foi morar para São Paulo e os outros se espalharam pelo Ceará, Piaui, Rio de Janeiro...
Cleanil Fátima Bastos -
Meu Bastos é de Poconé-MT. O primeiro Bastos da região chegou no final do século XIX, de Portugal e se chamava Manoel Francisco Araújo Bastos. A maior parte da família preservou o Araújo Bastos.
Marcelo Bastos -
os bastos veio.
somos de santa Catarina, na grande floripa, um pequeno lugar na serra do litoral catarinense chamado Angelina-sc
Fernanda (FuFi) Bastos Barrio - a minha família mora em São Mateus....
Alguns vivem em Vila Velha-Es. outros em Niterói e eu na Alemanha.
Welinton Bastos - 06/07/2006
Pelo menos em São Paulo
Em consulta ao site do memorial do imigrante http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br, descobri os Bastos mais antigos que chegaram em São Paulo. São eles:

Cypriano Bastos e Manoel Alves Bastos.

Ambos vindo de Portugal, no ano de 1883
Logo após a fundação da cidade do Rio de Janeiro (01/03/1565) e a expulsão dos franceses (20/01/1567), o governador Salvador Correia de Sá começou a distribuir sesmarias e alguns Bastos foram agraciados com terras.
Basicamente, as primeiras famílias cariocas vieram de São Vicente, quando Estácio de Sá resolveu fundar a cidade do Rio de Janeiro.
Martim Afonso de Souza fundou a cidade de São Vicente, em 1532, no atual estado de São Paulo, iniciando a colonização do Brasil.
Com Tomé de Souza veio um militar português de nome Bastos em 1549 para Salvador.
É provável que os primeiros Bastos tenham chegado em S. Vicente.
Atenciosamente,

Jorge Bastos Furman

Comentários

  1. Meu nome: ILMAR COSTA BASTOS PAIXÃO (Costa/meu pai - falecido): Bastos (minha mãe) e Paixão (Elialdo/marido). Bom, vamos falar dos BASTOS. Meus Avós: ARISTIDES PINHEIRO BASTOS e FLORÊNCA RODRIGUES BASTOS. O que sei, falado por minha mãe é que os BASTOS são de origem Portuguesa e que costumavam casar entre si, ou seja, com os primos. Tanto é que meu avô era primo de minha avó. Sou, igualmente, afilha de JOAQUIM BASTOS, grande homem público do Ceará que, hoje em dia é homenageado com uma rua em seu nome. Irauçuba, Itapagé, Riacho do Sangue e por aí vai, são os municípios cearenses onde origina-se a família BASTOS no Ceará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário acima foi feito por mim - ILMAR, no blog do meu filho Elialdo Junior.

      Excluir
    2. Muito grato pelas informações!
      Giovani Costa

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Flávio Barroso Bastos. Natural de Sobral-CE, mas cresci em Caucaia, também no Ceará, onde ainda moro. Avô paterno/pai adotivo, Nabuco Barroso Bastos.

      Excluir
    5. Resposta a Elinalva Bastos meu nome é João Batista Bastos Filho meu pai bera João Batista Bastos meu avô Azarias Miguel Bastos minha avó Guilhermina Sousa.
      Meu pai tinha um irmão que se chamava Antônio Bastos só não sei o sobrenome ante dis Bastos, se era Antônio da Silva Bastos se souber de alguma coisa meu e-mail jbastosfilho2013@bol.com.br

      Excluir
  2. Por gentileza se alguém souber de algum parentesco deste senhor Nome Jorge Bastos filho de Marta Bastos, neste link, avise pois esta longe da família a quase 40 anos.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=601754069910469&set=a.340986339320578.81789.100002276456568&type=1&relevant_count=1
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. eu sou bastos e meus avos sao bastos e eu sou do ceara..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce poderia me falar os nomes dos irmaos de seus avos.pois estou procurando parentes ai por ceara.eu sou de santarem do para.mande resp para. jbastos.13@hotmail.com

      Excluir
    2. Voce poderia me falar os nomes dos irmaos de seus avos.pois estou procurando parentes ai por ceara.eu sou de santarem do para.mande resp para. jbastos.13@hotmail.com

      Excluir
    3. Olá, sou Yamara Bastos de Itapajé- Ceará.Meu pai contava que chegaram em três casais de Portugal, ficando um na Cidade, outro teria ido para o Norte e o outro para Uruburetama.

      Excluir
    4. Olá, sou Yamara Bastos de Itapajé- Ceará.Meu pai contava que chegaram em três casais de Portugal, ficando um na Cidade, outro teria ido para o Norte e o outro para Uruburetama.

      Excluir
    5. Olá, sou Yamara Bastos de Itapajé- Ceará.Meu pai contava que chegaram em três casais de Portugal, ficando um na Cidade, outro teria ido para o Norte e o outro para Uruburetama.

      Excluir
    6. Olá á todos que pertencem a está grande família: eu me chamo Sebastiao Bastos sampaio.
      Boatos por parte de meu bisavô que era português avó de minha mãe, e sampaio por parte do meu pai que era de sobral. Moro em Manaus, sou nascido no Amazonas e qro ir embora pra Portugal.
      Tenho direito a cidadania por parte de meu bisavó.
      Mas não existe nenhum doc. Que eu possa provar isso e eu gostaria de saber se alguém pode ajudar com informações de como fazer osso! Mau tio recebeu um brasão da família bastos em Portugal mas isso não prova nada. Alguém pode me ajudar?

      Excluir
  4. olá,meu nome é Larissa Paladini Bastos Chaves, creio que fazemos parte da mesma história,meu avô é Lauro Marinho Bastos, filho de Augustina Martins Marinho e José Marinho Bastos. E como disse o Elialdo ai em cima, também soube que a familia se origina-se de portugal. abraços

    ResponderExcluir
  5. Ola meu nome Gilberto bastos rosa e um prazer fazer parte da familia

    ResponderExcluir
  6. meu nome é Ana isabel Moraes Bastos. Nasci em Ilheus - Bahia e la tenho uma descendência enorme de Bastos

    ResponderExcluir
  7. meu nome é Ana isabel Moraes Bastos. Nasci em Ilheus - Bahia e la tenho uma descendência enorme de Bastos

    ResponderExcluir
  8. Sou Bastos de Itapajé e tudo começou com Antonio Teixeira Bastos Chegou a região de Uruburetama (CE), por volta de 1730 a
    1740, casa-se com uma jovem nascida em Olho dAgua do Pajé, no município de Sobral (CE), antiga Fazenda Caiçara.

    ResponderExcluir
  9. Sou Bastos de Itapajé e tudo começou com Antonio Teixeira Bastos Chegou a região de Uruburetama (CE), por volta de 1730 a
    1740, casa-se com uma jovem nascida em Olho dAgua do Pajé, no município de Sobral (CE), antiga Fazenda Caiçara.

    ResponderExcluir
  10. Olá meu nome é Meirimar Bastos meu avô disse que o avô dele veio de Portugal e que a família Bastos é uma só. Rsrsrsrsrs bem grande né.

    ResponderExcluir
  11. Eu e meus Irmãos, somos de Três Rios, RJ, nosso Pai, Djalma Bastos Pacheco, nascido em 1912, em Niterói, RJ, era filho de Silvino Pacheco, português e Ernestina Bastos, filha de português, segundo nosso Pai dizia que nosso Bastos, era da Província dos Bastos, Trás montes, o Pacheco, não sabia de qual região específica de Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Eliana Bastos Meu Paí Adelino Bastos e sua mãe e Ana e todas mulheres dá família o papai colocou nome da mãe Ana em todas filhas são.4 comigo e um rapaz nome Sandro... gostaria de saber notícias vieram de Portugal segundo consta..

      Excluir
    2. Nomes de tios Joaquim Bastos e Joaquina Bastos e Sebastião Bastos.

      Excluir
  12. Eu e meus Irmãos, somos de Três Rios, RJ, nosso Pai, Djalma Bastos Pacheco, nascido em 1912, em Niterói, RJ, era filho de Silvino Pacheco, português e Ernestina Bastos, filha de português, segundo nosso Pai dizia que nosso Bastos, era da Província dos Bastos, Trás montes, o Pacheco, não sabia de qual região específica de Portugal.

    ResponderExcluir
  13. Eu e meus Irmãos, somos de Três Rios, RJ, nosso Pai, Djalma Bastos Pacheco, nascido em 1912, em Niterói, RJ, era filho de Silvino Pacheco, português e Ernestina Bastos, filha de português, segundo nosso Pai dizia que nosso Bastos, era da Província dos Bastos, Trás montes, o Pacheco, não sabia de qual região específica de Portugal.

    ResponderExcluir
  14. Sou juvenildo bastos.gostaria de conhecer meus parentes.haja vista minha mae ter vindo do ceara com 7anos de idade nome dela francilene bastos filha de rita bastos e manoel biel.morava na regiao beira mar por perto da regiao da regiao dos urubus tendo varios irmaos.de um força ai meu. jbastos.13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Sou juvenildo bastos.gostaria de conhecer meus parentes.haja vista minha mae ter vindo do ceara com 7anos de idade nome dela francilene bastos filha de rita bastos e manoel biel.morava na regiao beira mar por perto da regiao da regiao dos urubus tendo varios irmaos.de um força ai meu. jbastos.13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Eu estou aqui para pedir ajuda de vcs,estou procura da #Família de #EDITE BASTOS DE JESUS ela fugiu com um Senhor que se Chama #JOSE SAMPAIO DA ROCHA no anos de 1948 OU 1949 eu sou sei que ela DIZIA que morava na #RUA:FAZENDA BAIXA GRANDE- #BREJOES-BA #Distrito DA #Zona Rural com o avo,o nome da mãe era #AMALIA MARIA BASTOS E #MINGUEL ANDRE. PORQUE ELA NAO GOSTAVA MUITO DE CONTA ESSA HISTORIA QUANDO AGENTE PERGUNTA A ELA. Gostaria muito de encontrar os parente Tios & Primos. e um sonho dos filhos & netos dele.
    #Compartilhar e pergunta na sua cidade se alguém ja ouvi fala nessa historia dessa senhora .por favor mim ajudar —

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Flavio Silva Bastos, a familia bastos a qual eu pertenço teve origem em Itapajé ceará, mas vivemos em groaíras, cariré, sobral, santa quitéria, todas cidades do ceará

      Excluir
  17. Olá meu nome e Rosana meu avô por pate da minha mãe si chamava firmo bastos Sousa eu queria saber que origem vem este sobre nome ele tbm morava na Bahia na cidade de ruy Barbosa da Bahia

    ResponderExcluir
  18. Olá meu nome é Andre luiz Bastos, filho de Jeremias Taveira Bastos, meu avô pelo que sei éra portugues! Sou de Canoas RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Júlio César Rocha Bastos...nascido em POA/RS-hj.morando em Campinas/SP...filho de Jeremias Taveira Bastos...neto de Alfredo Maia Bastos..Portugues da Ilha da Madeira..

      Excluir
  19. sou dayvison bastos meu avo viveu em salgadinho interior de pernambuco disse meu pai que o meu biza vô veio de portugal fugido pos foi obrigado a participar de uma gerra por isso fugiu e veio parar em salgadinho-pe e formou uma familia e hoje estou aqui. se existi algunha informaçao agradeço

    ResponderExcluir
  20. Eu estou aqui para pedir ajuda de vcs,estou procura da #Família de #EDITE BASTOS DE JESUS ela fugiu com um Senhor que se Chama #JOSE SAMPAIO DA ROCHA no anos de 1948 OU 1949 eu sou sei que ela DIZIA que morava na #RUA:FAZENDA BAIXA GRANDE- #BREJOES-BA #Distrito DA #Zona Rural com o avo,o nome da mãe era #AMALIA MARIA BASTOS E #MINGUEL ANDRE. PORQUE ELA NAO GOSTAVA MUITO DE CONTA ESSA HISTORIA QUANDO AGENTE PERGUNTA A ELA. Gostaria muito de encontrar os parente Tios & Primos. e um sonho dos filhos & netos dele.
    #Compartilhar e pergunta na sua cidade se alguém ja ouvi fala nessa historia dessa senhora .por favor mim ajudar —

    ResponderExcluir
  21. Minha familia é Bastos por parte de meu avô paterno Manoel Francisco Bastos. Comerciante o ramo de padaria e secos e molhados de santo Antonio de Jesus, aqui na Bahia onde viveu entre os anos de 1889 quando casou com uma filha de Italianos e portugueses da familia facchinetti. Faleceu em 1929.Tinha irmaos chamados João Bastos e Joaquim Bastos. A minha bisavo era italiana Maria Hosanna Facchinetti e o meu bisabvô era José alves da Costa Rosa. Todos dessa regiao entre Santo Antonio de Jesus na zona da mata baiana, Nazaré e Varzedo. estou à procura das minhas raizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou filha de JOAQUIM BASTOS Cavalcante, que primo da minha mãe, do Ceará.

      Excluir
    2. Me chamo, João Batista Bastos Filho meu falecido pai se chamava João Batista Bastos, meu avô se chamava Azarias Miguel Bastos Neto.minha avô se chamava Guilhermina Sousa de Moraes meu avô bera português, moravam em santo Antônio da platina. minas gerais.
      Se sabe alguém dessa descendência me avise por favor e-mail jbastosfilho2013@bol.com.br

      Excluir
    3. Me chamo João Batista Bastos Filho.
      Meu pai se chamava João Batista Bastos meu avô Azarias Miguel Bastos minha avó Maria Guilhermina.
      Se alguém souber meu e-mail jbastosfilho2013@bol.com

      Excluir
  22. Olá pessoal, me chamo Danilo Bastos, sou da família dos Bastos do Piauí, mas também conheço uns parentes do Rio de Janeiro, se vocês tiverem parente aqui no Piauí e souberem mais informações sobre nossa família ficarei muito grato! Fone: 086 98895-0135 (whats) Facebook: Danilo Bastos

    ResponderExcluir
  23. Marsinlene Dueti Rezende Silva-Minha avó materna era desta família e casou-se com meu avô , da família Resende.Eles moravam em Mineiros-Goiás.Ontem descobri que ela veio da Espanha.É do lado de Portugal.Minha avó materna terminou falando tão mal da família dela que os filhos foram distanciando da família Bastos.Depois mudamos para Goiânia e hoje moramos no Pará.Em Goiás em 18/12/2016 eles estarão reunindo e todos os anos a família faz isto.Descobri agora, que voltamos a entrar em contato com minha prima que mora em Mato Grosso.

    ResponderExcluir
  24. Marsinlene Dueti Rezende Silva-Minha avó materna era desta família e casou-se com meu avô , da família Resende.Eles moravam em Mineiros-Goiás.Ontem descobri que ela veio da Espanha.É do lado de Portugal.Minha avó materna terminou falando tão mal da família dela que os filhos foram distanciando da família Bastos.Depois mudamos para Goiânia e hoje moramos no Pará.Em Goiás em 18/12/2016 eles estarão reunindo e todos os anos a família faz isto.Descobri agora, que voltamos a entrar em contato com minha prima que mora em Mato Grosso.

    ResponderExcluir
  25. aelison bastos meus avos vieram do cratos do ceara e fixiram residência no coite do noia alagoas meu contato 81)994041357

    ResponderExcluir
  26. Meu avô materno era Rômulo Bastos mais conhecido como Zizi Bastos e teve 30 filhos com duas mulheres em Imbituva PARANÁ

    ResponderExcluir
  27. Eu Sou Reginaldo Bastos o Bastos vem de meu pai Geraldo Rebouças Estrelado Bastos e sou de Bahia

    ResponderExcluir
  28. Ola boa tarde ,sou Ana Pula Alves Bastos, estou fazendo minha genologia por parte do meu pai que é Bastos cheguei ate meu bisavó , meu tio me disse que os pais e avos dele são de Muzambinho Minas Gerais ,e veio um pouco para são paulo em Itu , Assis, e outras para parana cidade de Paranavai e também califórnia pr
    e Astorga pr
    meus avos chamam João Custodio Bastos e benedita maria luiza
    meus bisavós sebastião custodio Bastos e Philomena
    ambos de Muzambinho minas gerais
    vou deixar meu contato caso alguém se identifica e assim podemos compartilhar informações
    anninhafllores@gmail.com
    paulabastosdesa@gmail.com
    fone wats : 48 998418335
    obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Oi sou de BH/MG. MAS MEU BISAVÔ MATERNO veio de Portugal. A família aqui em bh é bem grande!
    Salve salve família Bastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é João Batista Bastos Filho meu Pai já falecido chamava João Batista Bastos, meu avô Azarias Miguel Bastos minha avó Guilhermina.
      Se souber meu e-mail jbastosfilho2013@bol.com.br

      Excluir
  30. Estava procurando a origem do sobrenome Bastos achei interessante, sou neta de um Bastos conhecido por Manoel Bastos, ele veio do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  31. Decidir procurar também a origem do meu sobrenome

    Me chamo Bruno Bastos Alves sou de SP - interior

    Meus avos são da BH - itaberaba .

    ResponderExcluir
  32. boa tarde meu nome elaine cristina bastos, mae vera bastos minh avó juventina leite bastos, . minha mae e avó sao de rui barbosa Bahia, gostaria de ter contatos com familiares que moram por la.

    ResponderExcluir
  33. meu email para contato.ebastos32@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Olá me chamo Cássia Bastos, meu pai Osvaldo Bastos era do Maranhão, caso alguém tenha alguma semelhança deixo meu email, gostaria de saber mais origens da minha família.
    cg_bastos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Estou a procura de pessoas com sobrenome Sales Bastos.
    Por motivos familiares minha avó Raimunda foi separada da família ainda criança. Seu avô se chamava Simplício, sua avó Isabel (tinha o sobrenome Sousa/ Souza também) , sua Carmelita ; irmãos: Arlinda, Epitácio e Elidi (Não sei se está escrito corretamente), ela sempre falava de uma tia chamada Eunice também. Ela não se lembra de muita coisa pois ainda era pequena, mas disse que alguns familiares viviam em Cruz das Almas e Castro Alves, na Bahia. Se alguém souber de algo, me avise.
    Boa sorte à todos.

    ResponderExcluir
  36. MAS QUEM AQUI SABE DO SOBRENOME "PALMELA"?! RSSSSS POIS É! SOMOS PALMELA BASTOS! QUEREM OUTRA NOVIDADE?! NOSSA FAMÍLIA SURGIU A PARTIR DO AMOR DE UM PADRE E UMA FREIRA! RSSSSSS. AMBOS PORTUGUESES... QUANTO AO SOBRENOME PALMELA, MINHA TIA NADIR DE NOVENTA E ALGUNS ANOS AINDA O MANTEM, POIS "EXISTE UMA HISTÓRIA MUITO BONITA POR TRÁS DESSE NOME". DISSE-ME ELA UM DIA. RSSSSS

    ResponderExcluir
  37. Olá, meu nome é Luiza Castro, minha mãe e da família de Bastos do Ceará. Ela se chama Maria Dourado Bastos, filha de Artur de Oliveira Bastos e Luiza Dourado Bastos.Em 1947 , a familia já morava no Piauí
    e minha avó, Luizinha ( assim era conhecida) faleceu e meu tio Otacílio Dourado Bastos , então com 17 anos partiu. Não disse para onde iria e não soubemos mais notícias dele desde então.
    Se alguém souber do paradeiro dele, ou descendentes dele, avise-o que Maria Bastos( sua irmã, que era chamada entre os familiares de Preta ou pretinha) ainda vive, e que no próximo dia 20 de janeiro de 2018 fará 93 anos. Meu e-mail luizam-castro@hotmail.com .
    Tenho esperanças de encontrar meu tio e promover o encontro dele com os outros irmãos que vivem no Piauí.
    Obrigada,
    Luiza Castro
    (86) 9.8822-6544
    (86) 9.9992-7491

    ResponderExcluir
  38. BASTOS
    Tem este nome de raízes toponímicas, tirado que foi da região de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Mondim de Basto).
    Apesar das raízes antigas, desde a lenda do visigodo "aqui Basto eu" e da estátua de "O Basto", alguns genealogistas apontam um D. Gomes Viegas de Basto, que provinha dos Barrosos como um dos primeiros a usar Basto, mas este apelido entrou em desuso até ao séc. XIX onde se deu uma grande popularização de adopção do nome.
    Pelas óbvias raízes toponímicas, inicialmente (inícios do séc XIX) começou por ser tradição entre a Burguesia de origens do norte de portugal, que vinha para as grandes cidades, adoptar no fim do nome da região de onde vinham, são o caso dos nomes Basto ou Bastos (região de basto), Guimarães (região de Guimarães, incluindo Fafe), Viana (região de Viana do Castelo), Sousa (não sendo tão comum, região do Vale do Sousa).
    Para os finais do séc XIX, e inícios XX, passou a ser quase norma que todos os emigrantes que de uma certa região que passavam ao Brasil adoptarem aquele nome por apelido, para marcarem bem a sua origem.

    ResponderExcluir
  39. Meu nome é Alexandre Martins Bastos. O Bastos na minha família veio com meu bisavó, Manoel Alves Bastos, que casou com minha bisavó, Roza Marchi. Dessa união nasceu meu avó Francisco Marchi Bastos. No inicio da postagem, consta que em consulta ao site do "memorial do imigrante http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br, descobri os Bastos mais antigos que chegaram em São Paulo. São eles: Cypriano Bastos e Manoel Alves Bastos". Tenho interesse em saber se esse Manoel Alves Bastos é o meu bisavó. A família se estabeleceu na cidade de Paraíba do Sul, RJ. Agradeço quem puder ajudar. alexandrebacen@gmail.com.

    ResponderExcluir
  40. Bom Dia
    Sei que nos registros de nascimento esta o nome do meu SUPOSTO pai, NORBERTO JOSE BASTOS, porem não tenho ninguém que possa me falar sobre ele, com o vi esse site, pensei em algo escrito e se alguém puder me ajudar.
    Sou de Florianópolis/SC, e vou ficar de olho para verificar se tem algum comentário a respeito.
    Me chamo Natalino Jose Mariano, adotado pelos meus avos.

    ResponderExcluir
  41. Meu nome é THEODIANO BASTOS e meus avós da parte de Pai, que eram primos de primeiro grau, eram de origem portuguesa e moravam em Bonfim de Feira, distrito de Feira de Santana e se chamava Antônio Moreira Bastos e sua prima e esposa era Priscila Bastos e chegou a ser capitão da Guarda Nacional e era exportador de fumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou filha de JOAQUIM BASTOS sua prima e esposa era Marina do Ceará.

      Excluir
    2. Conhece algum Thomas Moreira Bastos ?

      Excluir
  42. Boa tarde, sou de Minas Gerais e também sou da família Bastos, meu pai já falecido era oriundo do Rio de Janeiro. Meu e -Mail wagnercarbastos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  43. Sou filha de JOAQUIM BASTOS sua prima e esposa minha mãe, era Marina do Ceará.

    ResponderExcluir
  44. Sou filha de JOAQUIM BASTOS sua prima e esposa era Marina do Ceará.
    São os que chegaram no ceará entre 1718 e 1800.
    A origem desta informação; http://www.angelfire.com/linux/genealogiacearense/index_povoadores.html

    BASTOS, Antônio Ferreira
    N. Sta Maria de Borba, 1778
    C. Fortaleza? 1800
    Fix. Litoral
    Ent. Pereira Passos
    BASTOS, Gaspar Martins
    N. Bastos
    Fix. Cariri
    BASTOS, João Teixeira
    N. Bastos, c. 1718
    C. Granja, 1743
    Fix. Coreaú
    Ent. Mota
    BASTOS, José de Oliveira
    N. Bastos c. 1718
    C. Arneiróz
    Fix. Inhamuns
    Ent. Carcará

    ResponderExcluir
  45. Sou filha de Ulisses Gomes bastos filho, meu avô ,Ulisses Gomes bastos ,descendentes dos portugueses.

    ResponderExcluir
  46. Eu escrevi um comentário interior, mas esqueci de dizer, moro em belo horizonte ,nasci sem conhecer meu pai, seus familiares, minha mãe se chamava Maria de Lourdes dos santos, meu pai Ulisses Gomes bastos filho a conheceu em 1969,aqui em belo horizonte, minha mãe morava na região de barreiro de cima -BH. Nasci em abril de 1970.certidao registrada com nome do meu pai. Se alguém souber dele,ou dos familiares por gentileza entra em contato cmg. Obgda
    31/99904-5593

    ResponderExcluir
  47. Olá sou A.bastos do sul do Brasil algum com p nome de algum parente Thomas bastos

    ResponderExcluir
  48. No rio grande do sul tem BASTOS talvez sejamos parentes um salve a toda família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve sou do Rio grande do Sul Porto Alegre RGS nasci aí meu pai Adelino Bastos e Joaquina Bastos irmã dele e Joaquim Bastos.e Sebastião Bastos.Sou Eliana Bastos Santa Cruz do sul RS e tem irmãs Ana Lúcia Ana Luiza e irmão Sandro faz tempo que não vejo meu bisavó paterno Manoel Bastos.

      Excluir
  49. No rio grande do sul tem BASTOS talvez sejamos parentes um salve a toda família

    ResponderExcluir
  50. Sou Jonas Bastos da Veiga, nascido em Cametá, Pará, filho de Nair Bastos da Veiga, cujo pai era Praxedes Bastos. O avô dele veio de Portugal.

    ResponderExcluir
  51. ola,meu nome é Yasmin Bastos,sou de Salvador/BA e depois de algumas pesquisas descobri que a família do meu avo materno,que era a família BASTOS,foi uma importante família de alagoinhas/BA ,onde possuíam várias casas,comércios.Dizem que era a família mais rica de Alagoinhas daquela época.Meus bisavos se chamavam Pedro e Leonora BASTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmin tudo bem? Também sou de Salvador- Bahia e minha família por parte de mãe tem o sobrenome Bastos também. Quem sabe poderemos ser até parentes também. Meu instagram para contato:@vinibaiano4 e e-mail:marcosviniciusgarcia129@outlook.com

      Excluir
    2. Suspeito que tenho descendência portuguesa e espanhola. Meu pai tem o o último nome Garcia e minha mãe Bastos. Eu tinha uma avô chamado Apolinário da Cruz Garcia.

      Excluir
  52. Boa tarde Meu nome ÷ Raimunda Ramos Bastos de Itapaje Ceará.Procuro Raimundo Bastos com 18 anos em 1963 para Para ou Roraima...filho de Maria Jose e Manoel Bastos
    Meu.email:mpamelacomp@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Sobrenome Bastos veio de Portugal, tem origem judaica (sefarditas cristãos novos ) da época da inquisição, como os Oliveira, Alves, Sousa e outros muitos existentes no Brasil. Nossos ancestrais foram trazidos apos a descoberta do Brasil.

    ResponderExcluir
  54. sou regionaldo bastos não sei quase nada da minha família bastos que se deu sua origem inicial na bahia em uma cidade . filho de isabel rosa bastos

    ResponderExcluir
  55. Meu pai (Adelonso José Bastos filho de Joaquim Ferreira Bastos de goiabeira Minas gerais)

    ResponderExcluir
  56. Sou Jose Hercy. Meus bisavô era JOÃO DA COSTA BASTOS, português, que veio para o Brasil (Fortaleza/CE) quando pequeno na companhia de seu pai e 03 irmãos que faleceram pequenos aqui em Fortaleza/CE, ele nasceu em 1839. JOÃO DA COSTA BASTOS foi um grande comerciante aqui em Fortaleza/CEARA, importador de mercadorias como bacalhau etc (empresa João da Costa Bastos & Filhos). Procuro por sua arvore genealógica (seus ascendentes) e local específico de seu nascimento em Portugal, só tenho nome do pai dele que era ANTONIO JOSÉ DA COSTA BASTOS. Qualquer coisa segue meu e-mail para informações: HERCYALENCAR@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RETIFICANDO: O NOME DE SEU PAI ERA: ANTONIO JOSÉ PEREIRA BASTOS

      Excluir
  57. Boa tarde Em tb sou Bastos e moro no Espírito Santo Cachoeiro de Itapemirim Conhece qual contato me envia um email luisantoniobastos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Bom dia,
    Só tenho conhecimento do nome do meu avó, Ulisses Gomes Bastos, e do meu pai Ulisses Gomes Bastos filhos, sei q são de Belo horizonte -minas gerais, minha mãe se chamava Maria de Lourdes dos Santos, mas não cheguei a conhecer meu pai e nem ninguém da familia Bastos, (meu pai e familiares), desde q nasci.até que gostaria de poder conhecer, mas não sei como encontrar ninguém, eu nasci no dia 27/04/70.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  59. Meu nome é Silvany Bastos Santiago.
    Meu Pai João Evangelista Bastos
    Meus avós
    Josefina Ferreira Passos Bastos
    Antonio Ferreira Bastos

    ResponderExcluir
  60. Sou Fernando Bastos ,neto de Manuel Bastos,natural do Ceará,mas morou em Santa Quitéria.Era casado com minha avó Inacia Gonçalves Bastos.Por favor quem conhecer se comunique.

    ResponderExcluir
  61. Gilson Bastos, pai Joaquim Bastos, avó João de Souza Bastos. Região de Baixa Grande Ba. Tem um irmão de meu pai que desapareceu a bastante tempo: Edezio Bastos. Se alguém tem alguma pista favor informar. Acredita que o primeiro destino foi Rio de Janeiro partindo da Bahia. gileao2222@hotmail.co m

    ResponderExcluir
  62. Mãe: Clermem Simplício Bastos.
    Avô: Celso Mendes Bastos
    Avó: Aurora Simplício Bastos
    (Matipó/Manhuaçu).

    ResponderExcluir
  63. Olá me chamo Maria Engrácia Basto , engraciaregis@hotmail.com o meu sobrenome eh Basto.
    Minha família eh de Maceió porem meus avos eram do Recife. Família Oliveira Basto, Leite Basto, Teixeira Basto. Foram cinco irmãos portugueses que vieram para o Recife a partir de 1840 Jose Teixeira Basto, Domingos Teixeira Basto, Francisco Teixeira Basto, Manoel Teixeira Basto e Jose Antonio Teixeira Basto esse ultimo fundou as fabricas de Rio Largo/Alagoas.
    Estou fazendo o estudo genealógico da família Basto tendo já encontrado os ascendentes em registros em Paços/Cabeceira de Basto.Aguardo contato, Engrácia

    ResponderExcluir
  64. Ola meu nome é Jesus Reis Rodrigues Bastos
    Pai-Jose silveira Bastos
    Origem de Alto Parnaiba - Maranhão

    ResponderExcluir
  65. Meu nome Walter Odair Bastos, nascido em Jose bonifacio , meu pai Waldemar Bastos, filho de Antonio Egidio Bastos , pai ainda de Antonio Bastos ( Auriflama) , Davi Bastos, Jesse Bastos, Ercilio Bastos, Guiomar Bastos, Saulo Bastos , Eleni Bastos,
    Vindos de MG, moraram em Jose Bonifacio e depois se espalharam por SP.

    ResponderExcluir
  66. Meu nome e Sonia maria Bastos , tenho Bastos no meu sobrenome por conta do meu esposo , o pai dele era Gerson Frederico Bastos vindo de guiricema MG , tbm tenho Bastos pelo lado d minha avó materna pois o pai dela era Português ..

    ResponderExcluir
  67. Sou de Lajedo do Tabocal Ba. Meu pai chamava -se Jose Rodrigues Bastos...

    ResponderExcluir
  68. Meu nome e Levih Stenio Pinto Bastos, nascido em Fortaleza-CE mais minha família Materna e Parteno e de Itapajé-CE , Meu Pai Edmilson Nunes Bastos e Mãe Josefa Pinto Andrade.

    ResponderExcluir
  69. Meu Bisavô era Manuel Bastos, veio de Portugal para Pelotas, RS. Tinha muitos primos que foram para Rio Grande, RS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bisavó parte de Pai era Manoel Bastos.meu Pai Adelino Bastos de Porto Alegre RGS.. gostaria de saber da minha família.minha avó paterna nome Ana e todas as netas tem Ana no nome.. Eliana Bastos

      Excluir
  70. Procuro antepassados do meu trisavôs Sebastião Bastos e Leandra Bastos, período ente 1860 a 1900, caravelas, ba.

    ResponderExcluir
  71. Bom dia!
    Meu nome é Maria Lucia Moreira Bastos, Meu Bisavô Manoel Moreira Bastos e seu irmão Francisco Moreira Bastos, foram dois irmãos que chegaram nessa região de Santa Margarida e Matipó MG . estou em busca de mais informações. Encontrei o nome de Francisco Moreira Bastos em um livro sobre historia de Manhuaçu, consta como Juiz de Paz de Santa Margarida MG por volta do ano 1875. Pode me ajudar a encontrar mais informações sobre os dois?? meu e-mail: lubastos_sre@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá . Meus parentes vem da região leste de MG. Manhuaçu, Manhumirim, Matipó e outras cidades.

      Estes são meus trisavós paternos, o primeiro casal pais do bisavô paterno.
      O segundo casal se refere aos pais da minha bisavó por parte do avô paterno. Quem souber e tiver registros eu agradeço.

      José Moreira Bastos
      G8HB-JSH
      Carolina Leopoldina Armondes
      Feminino9S2N-B3V

      Antonio Justino Gomes Pereira
      MasculinoG8HZ-QR8
      Maria José Lannes
      FemininoG8HB-V32

      Excluir
    2. Contato via e-mail bastoslf62@gmail.com

      Excluir
  72. Meu nome é Mércia Bastos - os avós da minha mãe eram Bastos vieram de Portugal e se estabeleceram no Ceará - Itapajé.

    ResponderExcluir
  73. Meu nome é Maria Lúcia Moreira Bastos, meu bisavô era Manoel Moreira Bastos, ele é de Matipó MG , meu avô morava em simonesia MG . Eu nasci em simonesia , moro atualmente em Manhuaçu MG . Tenho notícias que vieram pra região dois irmãos, Francisco Moreira Bastos e Manoel Moreira Bastos (provavelmente meu bisavô) O Francisco foi Juiz de paz em Santa Margarida por volta do ano de 1875.

    ResponderExcluir
  74. Sou nascido em Matipó m gerais meu avô materno chamava Otaviano Moreira Basto são todas Matipó m gerais

    ResponderExcluir
  75. Sou Wesley Bastos meus avós eram da cidade de Palestina de Goiás

    ResponderExcluir
  76. Bom dia,estou a procura dos familiares do meu pai Ulisses Gomes Bastos filho,meu avó se chamava Ulisses Gomes Bastos minha avó Ana Euzébia Rodrigues,e minha tia Ana Aparecida Rodrigues,nunca conheci,se alguem conhece,por favor,entre em contato pelo meu whats:(31)99904-5593 gleydes
    Obgda

    ResponderExcluir
  77. Olá meu nome é Larissa Bastos Menozzi Ferreira, sou de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo.

    Sou Pesquisadora de Genealogia e Advogada.

    Estou à procura de arquivos, como fotos e informações históricas de meus parentes de sobrenome BASTOS:

    Avô: Idermison de Lima Bastos (1939-2021)
    Bisavô: Sebastião de Lima Bastos (1899-1962)
    Trisavô: João Pereira Lima Bastos
    Tetravô: Antônio Pereira Lima Bastos

    Também sou membro do "FamilySearch" que é uma rede social gratuita de Árvore Genealógica Pública e Colaborativa, compartilhada para o mundo.
    Vou deixar aqui o link da minha Árvore Genealógica e meus dados para contato:

    FamilySearch (Árvore Genealógica): familysearch.org/tree/pedigree/landscape/L2J9-L6D

    E-mail: bastos.larissa.menozzi@gmail.com

    WhatsApp/Telegram: +55 16 99386 6500

    Instagram: @bastos.larissa.menozzi

    Aproveito ainda para convidá-los a fazerem parte do Grupo do Facebook "Cidadania Família: Basto / Bastos / Bastoz / de Basto / de Bastos", lá vocês irão encontrar minhas pesquisas com informações histórico-culturais a respeito dos BASTOS, além disso podem compartilhar informações relevantes para ajudar outros membros do grupo que também pertencem a grande Família Bastos que se encontra em vários estados do nosso Brasil e no mundo.

    Facebook (Grupo): https://www.facebook.com/groups/Cidadania.Familia.Bastos/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!